© 2019 por My Student Adviser

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Tratamos do teu processo para qualquer Universidade Britânica a que te queiras candidatar!

De acordo com o British Council, 20% da produção académica do mundo inteiro provém do Reino Unido.

 

Entre licenciaturas e mestrados, existe uma larga oferta de cursos, distribuídos por muitas universidades de qualidade de topo, reconhecidas não apenas no âmbito do Tratado de Bolonha, mas também no âmbito da Commonwealth.

Ao estudares no Reino Unido, podes ganhar uma visão mais internacional acerca daquilo que te rodeia e, claro, aumentar o teu leque de opções profissionais. Valorizarás o teu curriculum se quiseres voltar a Portugal, uma vez que terás desenvolvido  uma visão mais global não apenas acerca do que estudaste, mas do Mundo e, claro, terás amadurecido.

Estudar no estrangeiro, Estudar no Reino Unido, Estudar medicina no estrangeiro, Estudar em Inglaterra, Cursos no Estrangeiro

O que posso estudar?

De uma forma generalista, poderás estudar tudo em Universidades, International Colleges ou Colleges of Further Education. Os dois primeiros são, normalmente, os mais procurados pelos alunos Portugueses.

Terás à tua disposição bachelor degrees (licenciaturas), diplomas (cursos técnicos de ensino superior), certificados de um ano e foundation degrees (ano 0), e também, master degrees, postgraduate certificates of education e doutoramentos.

 

Undergraduate degrees

Os cursos de licenciatura ou Bachelor Degrees têm uma duração de 3 ou 4 anos. Duram 3 anos se os fizeres em Inglaterra, no País de Gales ou na Irlanda do Norte. No entanto, esses cursos podem ter uma duração ligeiramente mais prolongada caso desejes fazer um Foundation Year, um estágio profissional ou um Year Abroad; podem, no entanto, durar 2 anos, caso queiras fazer uma Accelarated Route, ou seja, condensar 3 anos em 2.

Na Escócia, as licenciaturas, por defeito, duram praticamente todas 4 anos.

O supracitado Foundation Year consiste num ano introdutório muito importante que serve vários propósitos: possibilitar que o aluno entre na universidade com uma média mais baixa ou com um nível de Inglês não tão avançado; mas, essencialmente, o Foundation Year proporciona ao aluno a possibilidade de descobrir novas áreas e estudo e, ainda mais importante, ensinar-nos-á a ser alunos de universidade no Reino Unido, num contexto académico completamente diferente do Português, por exemplo.

Os Diplomas ou Certificados são programas que dão a possibilidade de os alunos terem equivalência a um ou dois anos de ensino superior. Depois de concluir  um Diploma (normalmente de dois anos de duração), o aluno tem a possibilidade de fazer um top-up, ou seja, um complemento para ficar, ao fim de 3 ou 4 anos, com uma licenciatura.

A matriz de ensino superior assenta numa abordagem normalmente bastante prática. Claro que o aluno tem de estudar, mas muitas universidades têm um tipo de ensino problem based learning, o que confere ao aluno uma grande autonomia e capacidade crítica. No fundo, o método é mais exploratório do que expositivo.

Postgraduate degrees

Os cursos Postgraduate compreendem Mestrados, MBAs e Doutoramentos, entre outras opções. Destes, destacamos os mestrados, os quais se subdividem em:

  • Taught – normalmente com um ano de duração, dos quais 8 ou 9 meses são de componente curricular e 3 ou 4 meses destinados à elaboração da tese.

  •  Research – normalmente com a duração de 2 anos e completamente destinados à vertente de investigação.

MBA significa Master of Business Administration e consiste num programa de um ano e que assenta na compreensão de competências de gestão para alunos que possam já ter experiência profissional de 3 anos e desejam impulsionar as suas carreiras, na mesma área ou em áreas distintas daquela onde se formaram.

Os Doutoramentos são graus académicos completados após 3 ou 4 anos de investigação e da defesa de uma tese.

Requisitos de entrada de uma licenciatura no Reino Unido:

Nas universidades britânicas os requisitos de entrada são de natureza quantitativa e/ou qualitativa. Genericamente, o aluno terá de ter:

  • Inglês intermédio (mínimo B1 ou B2)

  • 11 ou 12º ano completo ou em vias de ser completado

Requisitos de entrada de um Mestrado no Reino Unido:

 

À partida podes apontar para a necessidade de teres de apresentar:

  • Inglês nível médio-alto ou avançado (B2 ou C1)

  • Licenciatura terminada ou prestes a terminar

 

Existem exames de admissão?

As licenciaturas de Oxford ou Cambridge bem como licenciaturas de Medicina podem exigir exames específicos, mas não é frequente, nos restantes cursos, pedirem exames de admissão.

Há necessidade de fazer exames de Inglês?

Sim. Todas as instituições de ensino superior pedem, por defeito, que o aluno obtenha um certificado oficial de língua inglesa. Atualmente, o certificado mais pedido é o IELTS Academic (International English Language Testing System). No entanto, existem universidades que acabam por fazer um exame organizado pelo nosso escritório ou que poderão apenas exigir uma nota mínima de Inglês de ensino secundário ou uma entrevista. No entanto, determinados cursos como Medicina, Psicologia, Enfermagem, entre outros, poderão exigir obrigatoriamente a realização do exame IELTS e com uma nota superior à de outros cursos.

 

 

Datas de candidatura:

Os prazos de candidatura para o Reino Unido variam de acordo com a universidade ou com o curso ao qual desejas candidatar:

 

Licenciaturas

Até 15 de Outubro – Oxbridge - cursos de licenciatura nas universidade de Oxford e Cambridge; cursos de Medicina, Medicina Dentária e Veterinária.

Até 15 de Janeiro - 1ª fase de candidatura

De 15 de Janeiro até 30 de Junho – 2ª fase de candidatura

(existem universidades com uma fase intermédia de candidatura de 24 de Março; normalmente, no caso de cursos de Design e afins)

De 1 de Julho a 30 de setembro – Fase de Clearing

Mestrados

A maioria das universidades encerra as suas candidaturas, oficialmente, até 31 de Julho. No entanto, poderão aceitar candidaturas até 30 de Setembro. No entanto, é altamente recomendável que as candidaturas sejam feitas o mais cedo possível.

Em quanto tempo nos poderão dar uma decisão?

As universidades britânicas variam imenso na sua velocidade de processamento de candidaturas e de divulgação de resultados. Existem universidades que podem demorar 2 dias a dar uma resposta e outras que demoram mas de dois meses.

Como posso financiar o meu curso?

Geralmente, os cursos de ensino superior do Reino Unido são financiados pelo Governo Britânico; em alternativa, o aluno poderá ter capitais próprios ou um financiamento bancário, mas cerca de 90% dos alunos Portugueses enviados para o Reino Unido socorrem-se de uma ferramenta britânica chamada Student Finance ou Studen Loan.

Esta ferramenta consiste num apoio do Governo Britânico que permite ao aluno não pagar a propina durante o curso e apenas fazê-lo em condições favoráveis, após a conclusão do curso e se o recém-graduado ganhar acima de determinado montante (25.000 £/ ano para licenciados e 21.000 £ depois de concluído o mestrado).

Por exemplo, no caso de uma licenciatura terminada, se o recém-graduado trabalhar e ganhar 29.000  £/ano, então terá, vivendo no Reino Unido, de pagar 30 £/mês ao Governo Britânico. Se esse valor de reembolso aumentar, significa que o teu ordenado também aumentou bastante! No caso de um Mestrado, o raciocínio é idêntico.

Também podes e deves fazer um placement year! O que é?

Um placement year é um estágio de um ano, inserido entre os 2º e o 3º anos de curso e que, regra geral, implica trabalhares numa empresa durante um ano. E sim, é remunerado. A grande vantagem será o facto de, uma vez já graduado, poderes apresentar-te no mercado de trabalho com um ano de experiência profissional cumprido.

E o Brexit?

Sim, o Brexit tem sido uma preocupação, mas, como já se ouviu dizer por aí, o Reino Unido vai sair (se sair…) da União Europeia e não da Europa ou do Hemisfério Norte!

Tens uma garantia! Se fores estudar ainda em Setembro de 2019, terás direito ao financiamento completo das tuas propinas, o que não deixa de ser muito bom!

Fica a par das implicações que o Brexit pode ter na tua vida de estudante em terras britânicas através do seguinte link da Student Loan Company

O que podemos fazer por ti:

  • Teste de aptidão de perfil.

  • Pesquisa do curso e da universidade que mais se adequa aos teus objetivos.

  • Processamento e acompanhamento das candidaturas aos cursos e instituições de ensino superior seleccionadas.

  • Reuniões de acompanhamento.

  • Revisão de documentos e preparação de traduções e certificações oficiais da documentação necessária ao processo de candidatura.

  • Agilização do portefólio e da documentação extra.

  • Preparação de entrevistas.

  • Diagnóstico de nível de inglês.

  • Exame de inglês de algumas universidades Britânicas, a ser organizado em Portugal.

  • Processo de financiamento (Student Finance).

  • Reuniões informativas, individuais ou de grupo, de preparação de partida para o destino seleccionado.

  • Orientação na escolha do alojamento.

ESTUDAR NO REINO UNIDO

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Marca já a tua reunião de segunda-feira a domingo das 9h às 19h  

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco